Canal do Músico. Tecnologia do Blogger.

Teoria – As notas musicais Aula #1

Começaremos com o exercício prático do círculo das notas. O objetivo aqui é automatizar o nome das notas musicais.
Observe a figura abaixo. As notas musicais em sequência organizada formam o que se chama de escala. Faça o exercício (sem o violão) da seguinte maneira:
  1. Diga os nomes das notas, apenas diga, sem cantar nem tocar no violão, no sentido horário, de DÓ até DÓ, com regularidade, use o metrônomo e vá dizendo a sequência: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó
  2. Agora repita o exercício no sentido anti-horário: dó, si, lá, sol, fá, mi, ré, dó
  3. Próximo passo: de RÉ a RÉ: ré, mi, fá, sol, lá, si, dó, ré
  4. De RÉ a RÉ sentido anti-horário: ré, dó, si, lá, sol, fá, mi, ré
  5. Repitas estas operações para todas as notas: MI a MI, FÁ a FÁ, SOL a SOL, etc… nos sentidos horário e anti-horário.
  6. Refaça o exercício sem olhar para o círculo.

AS NOTAS NO BRAÇO DO VIOLÃO

Vamos aprender as notas naturais no braço do violão.
Observe o desenho e identifique em seu violão (afinado) onde está cada nota. Vamos nos restringir à região das três primeiras casas do violão em todas as cordas.
Decore o local de cada nota, tocando pra frente e pra trás, dizendo os nomes das notas. Exercite bastante esta escala, seja saltando as notas, escalonando-as pra frente e pra trás até que não reste mais dúvida a respeito de onde está cada notinha desta escala visualizada no braço do violão.
Aqui, no caso, a escala está começando pela nota MI da sexta corda. O desenho trata da escala de DÓ começada na nota MI, passando por todas as notas da escala e terminando na nota SOL. Não importa em que nota estamos começando ou terminando, as notas pertencem à escala de DÓ.
Sempre que não houver os sinais de # (sustenido) nem b (bemol) junto a quaisquer das notas, estaremos diante de uma escala de DÓ, ou seja, uma escala limpa. Explicarei sobre estes sinais mais tarde. Por enquanto, basta memorizar o seguinte: escala de DÓ => escala feita com notas limpas (sem sinais).
Muito importante observar que, entre as notas SI e DÓ, e entre as notas MI e FÁ, existe uma distância de apenas uma casa, enquanto que entre as outras notas há espaço de duas casas. Atenção: cada nota tem sua casa, conforme o desenho abaixo.
Memorize: Entre SI-DÓ e MI-FÁ há distância de apenas uma casa.

Nenhum comentário