Canal do Músico. Tecnologia do Blogger.

Postura Correta Para Tocar Violão

Muitas pessoas que são iniciantes do violão não sabem ao certo qual é apostura adequada na hora de tocar, e se devem usar a postura corporal adotada por profissionais no palco em seu dia a dia comum de treino. Também observo neste artigo que a postura dos dedos, mãos, braço e etc influenciam diretamente no som e em questões de saúde, já que a má postura pode te causar lesões.
A primeira observação interessante a fazer é que muitos blogs de violão colocam a postura erudita e popular como regra para que se toque em qualquer lugar, todavia seria meio estranho alguém fazer um trabalho de som em estúdio, com amigos na praça ou em outros locais até inusitados com o violão entre as pernas, já que não há essa necessidade e isso chamaria a atenção de quem estivesse passando. Assim podemos concluir que o interessante é conhecer a postura do violão em seu âmbito popular e erudito para que você possa tocar de maneira adequada em uma prova de música ou coisa do tipo.

Postura no Violão Popular

A postura no Violão popular é muito cômoda para se tocar em lugares como igreja, barzinho, festas e outros locais do tipo. Você pode sentar em uma cadeira ou banco com apoio para a perna direita se for destro ou apoio para a perna esquerda se for canhoto, e coloque a curva do violão apoiada na perna, você pode cruzar a perna.  A imagem abaixo mostra a postura popular e o vídeo explica de outra forma.

Postura no Violão Erudito

No violão erudito deve-se colocar o instrumento entre as pernas com apoio na perna esquerda para os destros e perna direita para os canhotos como na imagem abaixo
Slide1

Violão Postura e Saúde

Quando for tocar violão, procure sentar sempre com a coluna reta e de forma que não force nenhuma parte do seu corpo como braços, dedos, pescoço, coluna e etc, para isso seu violão deve sempre estar com o braço e corpo retos. A postura da mão vai fazer com que você tenha maior alcance das cordas e o exemplo disso é que se seu polegar estiver bem para cima na parte de trás do braço do violão, seus quatro dedos que apertam as cordas na parte da frente vão ter menos alcance, já se seu polegar estiver bem para baixo na parte de trás no braço, você estará dando espaço para que seus quatro dedos da frente tenham ais abertura e alcancem apertar mais notas, forçando menos os dedos e mão. Procure sempre fazer alongamentos antes e depois de tocar e ter um bom preparo físico para minimizar riscos de lesões como tendinite e outras. Desta forma vemos que a postura ao tocar violão vai nos levar a ter maior facilidade de tocar, além de evitar lesões.

Nenhum comentário