O que é ser um Músico da Igreja Católica ?
Por diversas vezes nos deparamos com desafios que a vida nos proporciona e nos propõe a ultrapassar tais como: dificuldades no trabalho, nos estudos, na vida familiar, e nos relacionamentos humanos. Isso é algo inevitável, principalmente, quando se fala em seres humanos que somos, dotados de potencialidades e personalidades distintas. Isto acontece sempre e em qualquer lugar em que nos encontrarmos.
Testemunhar o que se canta é algo difícil, mas ao mesmo tempo apaixonante, pois nos leva a conhecer em profundidade Aquele que é a razão do nosso cantar ou tocar...
Na caminhada do músico católico, encontraremos desafios, e o primeiro deles é o testemunho. Testemunhar o que se canta é algo difícil, mas ao mesmo tempo apaixonante, pois nos leva a conhecer em profundidade Aquele que é a razão do nosso cantar ou tocar, que nos move a ser sempre MELHORES em tudo que fazemos sem se importar com o que somos e que no dia a dia nos capacita para o serviço à messe.
Ser MELHOR a cada dia é algo que devemos nos atentar rotineiramente e que merece nossa atenção. Para isso, precisamos nos dedicar ao serviço e dar o nosso MELHOR. Comparando com músicos seculares, podemos verificar que os melhores músicos, tecnicamente falando, estão neste mercado e qual é o motivo que os move a serem MELHORES? O dinheiro. E pó que nós, músicos católicos, que temos um tesouro muito mais precioso que nenhum dinheiro nem riqueza deste mundo podem comprar, damos o que nos é conveniente?Então, vem aquela velha questão: “mas eu trabalho o dia todo e não tenho tempo de estudar nem de me dedicar como eu deveria”, ou “esse é o meu melhor” ou até ainda “isso é relativo”.
Precisamos ter mais zelo pelas coisas de DEUS e cuidar para que a Palavra seja propagada de forma eficaz.
Quantas vezes nos deparamos com a seguinte situação: chegamos à missa e o som está extremamente alto, o violão está desafinado, a banda não ensaiou como deveria, a cantora ou cantor não sabe a letra da música, ou está cantando em outro tom que não o que a banda está tocando, e diversas outras situações que tenho certeza de que já presenciamos. Precisamos ter mais zelo pelas coisas de DEUS e cuidar para que a Palavra seja propagada de forma eficaz. Não devemos ser formados em alguma faculdade de música para tocarmos na missa ou evangelizar através da música, mas devemos sempre tocar e cantar melhor, dar o nosso melhor, sem nos acomodar. Estudar seu instrumento para oferecer o MELHOR.
Todos devem estar me perguntando e a UNÇÃO? Músico católico com técnica, mas sem unção não vale nada!
Enfim, ser um músico católico requer uma série de predicados que não encontramos nos músicos seculares, mas, acima de tudo, ser um músico católico é fazer sempre o MELHOR para DEUS, seja no estudo do meu instrumento ou voz, seja na oração diária, e na vida sacramental. Sem observar esses critérios não seremos sal e luz (Cf. Mt 5, 13-14) como nos pede o Senhor Jesus.
Mikael Veras – Vocal e Baixo – Banda Cânticos
Fonte: http://www.a12.com/redacaoa12/musica/o-que-e-ser-um-musico-catolico
Post a Comment